sábado, 7 de maio de 2011

NEFCA - Núcleo Espirita de Filosofia e Ciências Aplicadas

Por Randy*

NEFCA é a sigla de "Núcleo Espirita de Filosofia e Ciências Aplicadas", uma entidade cientifico/filosófica fundada em São Paulo em 14/11/2010.

Tal entidade reune pessoas de todo o país e tem as caracteristicas da Sociedade Parisiense. O acesso como associado é restrito às pessoas que comungam de seus interesses.

O objetivo do NEFCA é prosseguir as pesquisas cientificas sobre a fenomenologia espiritual e estimular as digressões filosóficas iniciadas com a codificação espírita por Kardec e outros que o seguiram.

Podemos dizer que este objetivo se desenvolverá em duas frentes:

1) Investigação científica - onde serão utilizadas metodologias cientificas acadêmicas através do estabelecimento de convênios com as instituições de pesquisa governamentais e privadas. A intenção é comprovar ou não diversos axiomas contidos na Doutrina Espírita que resultam em fenomenos descritos pela literatura: mediuindade, magnetismo, efeitos físicos, etc. Para tanto, a entidade utilizará o Método Científico acadêmico para impor o viés da neutralidade em experimentos e observações.

2) Aplicação do CUEE - por meio de seus diversos núcleos regionais criados e a serem criados e também por meio de aliança com outros grupos espíritas de diversas interpretações, a intenção é submeter algumas questões fundamentais e não respondidas ao critério do Controle Universal dos Ensinos dos Espiritos. Esta frente segue unicamente a metodologia descrita na codificação e será realizada unicamente por entes espíritas.

A primeira frente terá seus resultados publicados para todo o público. Já a segunda frente terá vazão restrita ao público interno espírita. E isso se explica: não se pode expor resultados do CUEE a um publico cético que questiona a própria existencia da mediunidade. NO futuro, quando a mediunidade for comprovada cientificamente, os resultados do CUEE pertencerão a toda a humanidade.

Importante frisar que somente são Associados Efetivos aqueles espiritas que comungam do mesmo pensamento contido na nossa Carta de Principios. Associado Aspirante será aquele que pretenda consolidar sua posição no quadro social participando do trabalho e evoluindo internamente como membro eficiente.

Contudo, o NEFCA abre espaço para a participação de pessoas não espiritas por meio de seu Conselho Técnico Consultivo, ou CTA. A função deste organismo é o de gerenciar o sistema cientifico da entidade e para tanto prevê-se a participação de cientistas, pesquisadores e outras demais pessoas interessadas e aplicadas historicamente ao método científico acadêmico. Também poderão fazer parte do CTA quaisquer outras pessoas que se revelem importantes em sua capacidade analítica, gerencial e provedora no campo da pesquisa cientifica.

Como linha estratégica, o NEFCA pretende se consolidar como entidade empreendedora em seu primeiro momento e estender a participação de qualquer outro ente que comungue o desejo de manter a pesquisa e estimular a filosofia. A participação de instituições espiritas externas que consigam assimilar a metodologia não está descartada.

O NEFCA é entidade privada, associação civil espirita independente e não se submete a qualquer outra instituição espirita, senão perante o que determina a lei.

Em seu cronograma, o NEFCA não faz proposta de apresentação de resultados finais. Toda a programação cientifica será gestada pelo CTA e aplicada por sua Diretoria e os prazos a serem obedecidos serão somente aqueles que o CTA designar.

Vale lembrar que, embora tenha nascido no Orkut, o NEFCA faz parte da realidade e o Orkut hoje é mero instrumento adicional, não essencial.

Site: www.nefcateste.com/novo/

*Moderador da Comunidade "Eu Sou Espírita - Espiritismo" - Orkut

Um comentário:

  1. Boa tarde!! O programa não mais está sendo transmitido pela internet??? abs.

    ResponderExcluir