sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Nosso Lar" e a Pureza Doutrinária

REDAÇÃO

A redação de "O Blog dos Espíritas" recebeu e-mail assinado por Gilvan Meireles, que comenta o depoimento de outro leitor do blog, Eduardo Baroni. Para quem não se recorda, em 1º de outubro publicamos e-mail do Sr. Baroni sobre o audiobook de "Nosso Lar".

Gilvan Meireles assim analisa o depoimento de Eduardo Baroni:

"Perfeitamente compreensível a conclusão que nosso irmão chegou, pela análise das expressões grifadas e sublinhadas que faremos a seguir:

1. Não conheço o editor do audiobook. Como li o livro e assisti ao filme não cheguei a mesma conclusão.


2. Como ele mesmo diz não ser estudioso do Espiritismo, faltam-lhe muitas informações imprescindíveis. Teria que ler não só os principais livros, mas todos (07 no total), como sendo: O que é o Espiritismo; O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Céu e o inferno; A Gênese; Obras Póstumas, todos de autoria de Allan Kardec.


3. Como sugestão para dar uma seqüência aprofundada, pode-se ler a série psicológica de Divaldo Pereira Franco.


4. Qualquer dúvida pode ser tirada nas Federações sediadas nas Capitais dos Estados.
O Espiritismo tem tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião, todavia se faz necessário esclarecer que no terceiro aspecto não há dogmas atribuídos como sobrenatural, mistérios, rituais, amuletos etc., como acontece em muitas religiões e seitas conhecidas, ou seja, o conteúdo deste aspecto visa o progresso moral da humanidade.

Obrigado pela oportunidade,
Gilvan Meireles"

NOTA DA REDAÇÃO: O Espiritismo é, como definiu Allan Kardec, Ciência, Filosofia e Moral, e não Religião. Apontar a Doutrina Espírita como religião é um erro crasso, pois como toda ciência, esta preza pela comprovação dos fatos através da razão. Não à toa, Allan Kardec afirmou: "Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará". Lembramos ainda que não existem médiuns infalíveis, ou seja, as comunicações recebidas por eles devem ser analisadas através do crivo da razão e do CUEE- Controle Universal do Ensino dos Espíritos. Seja Divaldo, Chico, Joãozinho ou Maria toda comunicação deve ser analisada antes de ser aceita como "verdade". Sobre a recomendação de procurar Federações, a grande maioria está contaminada pelo Roustainguismo e se desvirtuaram dos ensinamentos de Kardec. Estudar a Codificação Espírita é necessário para aprender a separar o joio do trigo.

Recomendamos a leitura dos seguintes textos:

3 comentários:

  1. Gostaria de receber eslarecimentos mais explícitos acerca de alguns pontos:

    1)Para se manter a pureza doutrinária, faz-se necessário alijar todos os livros que vêm sendo publicados ultimamente especialmente aqueles que não tenham a chancela da FEB?

    2)Só merecem crédito os livros assinados por Kardec e alguns menos citados? Quando se afirma acima até mesmo com um certo laivo de depreciação que 'seja Divaldo, Chico, Joãozinho ou Maria toda comunicação deve ser analisada antes de ser aceita como "verdade"? E quem vai avalizar os novos livros que pipocam aqui e ali? Quem serão os críticos tão especiais que farão a preciosa seleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentando ignorar o seu possível tom de deboche, vou esclarecer rápida e pacientemente as suas 2 questões; 1) Os da FEB são pouco confiáveis, isso é FATO, mas sim, estes podem ser analisados, porém, é muito difícil encontrar um que siga os preceitos da doutrina dos espíritos. Mas os ideal é ver os que todos menos conhecem, já que a mídia da FEB e do falso espiritismo impede que livros de qualidade (por vezes anônimos) cheguem ao consentimento e à vista do leitor e crítico espírita.

      2) Os tais fantásticos, maravilhosos, dotados de poderes místicos, sim, os críticos que vc falou, são os espíritas de verdade que tem mais aptidão e mais estudos e aprofundamento dentro da doutrina. Você tb pode fazer isso por conta própria caso algo passe, espero que a senhorita não tenha preguiça nem medo de pensar. Espero ter ajudado ;) Paz!! :D

      Excluir
  2. Zelita, os livros de Kardec são a própria doutrina espírita. Sem eles, não haveria Espiritismo tal qual o concebemos hoje. Em nenhum momento as obras kardecianas podem ser chamadas de "básicas". O que recomendamos é o estudo sério das citadas obras. Estudando Kardec, será fácil aprender a separar o joio do trigo, e evitar acreditar em bobagens como colônias espirituais, umbral e almas gêmeas.

    ResponderExcluir