sábado, 11 de dezembro de 2010

Aos leitores e amigos do blog

REDAÇÃO

Solicitamos aos amigos e leitores de "O Blog dos Espíritas" que em caso de pedidos de correção de créditos dos artigos, solicitação de exclusão dos mesmos ou outros pedidos, por favor contactem o blog através de e-mail. Basta clicar em "Entre em contato conosco" no menu à direita dos resumos dos textos publicados.

Para nós fica virtualmente impossível ler e acompanhar todos os comentários postados no blog, dado o grande número de textos. Portanto, solicitações e pedidos não deverão ser feitos na área de comentários, que pedimos se restrinja a analisar o texto em questão.

Contamos com a compreensão de todos.

2 comentários:

  1. A Comunicação como um Instrumento de desenvolvimento Sócio-Psico-Cultural

    João Fernandes da Silva Júnior

    Sabemos que o direito à comunicação é uma prerrogativa fundamental para o pleno exercício da cidadania, e é imprescindível que nos comuniquemos uns com os outros utilizando os mais variados meios que temos ao nosso dispor.
    Nós vivemos hoje a Era da Informação, na qual quem possui informações que sejam relevantes sobre um dado assunto, possui simultaneamente certa dose de poder.
    A História comprova que em nossa milenar evolução como seres humanos, os mais fortes e os que detinham certo grau de saber se reuniam e formavam grupos voltados para a própria manutenção do poder e do conhecimento. E muitos desses grupos chegaram até mesmo a tiranizar a população.
    O poder embriaga o homem despreparado para exercê-lo, mas só chegaremos a essa situação – a de exercer o poder com sabedoria – após vivenciarmos incontáveis vezes os dois lados da moeda: comandar e ser comandado; saber para ensinar e aprender com quem sabe; etc.
    Quando estamos na posição de exercer o poder geralmente as nossas tendências e imperfeições fazem com que sejamos implacáveis com os erros alheios, nossa visão fica obnubilada pela oportunidade de "termos um rei na barriga". Afinal de contas, se fôssemos perfeitos não passaríamos pelo teste do poder temporal, e sim, exerceríamos o poder voltado para o benefício coletivo.
    Quando nos encontramos na posição de ser comandado por alguém, o foco de nossa visão já não é igual ao do exemplo anterior, nos sentimos reprimidos, rebaixados, etc, e sempre achamos que temos mais capacidades e virtudes do que quem esta no comando.
    Na Grécia antiga, os três princípios básicos do regime político eram: a isocracia (igualdade de acesso ao poder); a isonomia (igualdade de tratamento perante a lei); e a isagoria (igualdade de acesso à tribuna pública – Ágora – de debates, de reclames e de proposições). Entretanto, apesar de todos os avanços e conquistas das sociedades grega e romana, muitas coisas aconteciam paralelamente, indicando o quanto ainda precisavam evoluir. Por exemplo, se um homem se casasse e não ficasse sexualmente satisfeito com aquela mulher, ele poderia trocá-la por um cavalo (pagando a diferença em dinheiro, porque na quase totalidade das vezes o cavalo valia mais).
    Atualmente os meios de comunicação estão mais e mais dependentes da internet, e isso, de certa forma, é positivo, pois temos acesso full time sobre tudo o que acontece em nosso planeta, e muitas vezes esse acesso é instantâneo.
    Estamos ganhando tempo, qualidade nas informações e adquirindo maior entendimento sobre o sutil fio que interliga os acontecimentos, e que a Física Quântica denomina de Interconexidade.
    O aproveitamento de diferentes mídias para divulgar informações que possuem contexto positivo para a Doutrina dos Espíritos faz com que tenhamos uma responsabilidade muito grande em tudo aquilo que disponibilizamos para as outras pessoas, afinal de contas produzir uma informação não é uma tarefa difícil, mas o importante é a qualidade da informação (teor) e a qualidade com a qual ela é apresentada (tipo de mídia e de recursos técnicos utilizados).
    No passado distante os iniciados se reuniam para que secretamente pudessem estudar e discutir assuntos de natureza metafísica, e assim, o povo era mentido na ignorância por uma série de motivos, o principal deles era o temor de que as populações pudessem então utilizar aquele conhecimento recem-adquirido e voltar-se contra os seus governantes.
    Usando uma linguagem alegórica, se já era temido o "estouro" da boiada, imaginem o quão letal seria o "estouro" de uma boiada inteligente...
    O uso da informação para esclarecer, para desmistificar, para proporcionar meios mais coerentes de pensamento e de vida, etc, amplia de maneira considerável o horizonte mental de nossos ouvintes, de nossos leitores, além de demonstrar que o Espiritismo esta interrelacionado à tudo, desde a germinação de uma semente até o papel do homem no Universo infinito.

    ResponderExcluir
  2. EU E MINHA ESPOSA SOMOS ESCRITORES ESPÍRITAS.
    GOSTARÍAMOS DE DIVULGAR NOSSO BLOG
    http://joaoekatia.bookess.com

    ResponderExcluir