sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Leitor de "O Blog dos Espíritas" analisa obra "Nosso Lar"

Redação

"O Blog dos Espíritas" recebeu, nesta semana, e-mail do leitor Eduardo Baroni, que afirma não ser Espírita, e sua profunda decepção em relação a "Nosso Lar" e sua simpatia pela obra de Allan Kardec, "sempre sensato, lógico, crível". Confira abaixo o depoimento:

Nunca tinha lido nenhum livro psicografado por Chico Xavier, mas sempre o tive como um simbolo máximo do espiritismo no Brasil, isso por causa de toda a mídia e histórias a seu respeito. Por conta do filme resolvi ler "Nosso Lar", na verdade, ouvir, já que era um audiobook. Tive um sentimento estranho. Me senti enganado e envergonhado com alguns trechos do livro, trechos que achei até preconceituosos.

A visão de que nos transformaremos em monstros deformados e seremos torturados por anos a fio devido ao estilo de vida que levamos, o materialismo que se apresenta em "Nosso Lar", a ostentação de construções enormes, carros flutuantes, Bônus-hora, brigas e desavenças políticas. Num trecho um dos personagens chega a desmerecer as musicas populares falando que conforme evoluímos nos direcionaremos à música clássica. O que é isso? Preconceito puro!

Não sou um estudioso do espiritismo, mas li os principais livros de Allan Kardec e me identifico muito com o que ele diz, que é sempre sensato, lógico, crível. Tudo que "Nosso Lar" não é. Fiquei profundamente chocado de como a população brasileira está "comprando" esse texto como verdade, esperando um paraíso material que mais parece uma gigante repartição pública. Procurei na internet informações a respeito e achei vocês cue confirmaram minha visão sobre "Nosso Lar".

Parabéns pelo trabalho.

Eduardo Baroni