quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Allan Kardec e a Educação

"Educação é o conjunto de hábitos adquiridos".
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos. Pergunta 685a)

Por Joamar Z. Nazareth

A renovação da humanidade só se processará através da EDUCAÇÃO.

E o Espiritismo, cuja meta principal é educar o homem para a eternidade, se preocupa desde a codificação de Kardec em convidar espíritas a tão preciosa missão, conforme podemos conferir em Evangelho Segundo o Espiritismo" e em "O Livro dos Espíritos".

Comenta Santo Agostinho sobre a missão dos pais: ''A tarefa é difícil, mas não impossível; não exige o saber do mundo; o ignorante como o sábio pode cumpri-la e o Espiritismo veio facilitá-la, dando a conhecer a causa das imperfeições do coração humano".

Observamos a preocupação da Espiritualidade em convidar os pais para o bom desempenho de sua tarefa educativa, mostrando o auxílio que os mesmos obterão no conhecimento da Doutrina Espírita.

Sobre a ausência de responsabilidade moral e deficiências tais como: desconhecimento espiritual e relaxamento da educação no lar, gerando problemas sociais, afirma Allan Kardec-: "Considerando-se a aluvião de indivíduos diariamente lançados na torrente da população, sem princípios, sem freio, entregues a seus próprios instintos, serão de espantar as conseqüências desastrosas que daí decorrem?"

Há mais de um século os Espíritos já mostravam o sério problema dos desvios morais, do desequilibrio no caráter e da ausência de valores elevados nos jovens que saem do lar e mergulham na sociedade, carregando , bagagem dos sentimentos, virtudes, emoções, hábitos e vícios trabalhados no ambiente familiar.

Observamos, desse modo, que os lares deveriam ser núcleos onde os espíritos reencarnantes - trazendo os vícios e as virtudes, os bons e os maus hábitos do passado - fossem preparados para a melhoria de sua situação espiritual, combatendo esses vícios e desenvolvendo essas virtudes, caracterizando assim a EDUCAÇÃO MORAL, que é a missão verdadeira do lar.

Sobre a responsabilidade dos pais, afirma o insigne educador: "... quando produzis um corpo, a alma que nele se encarna vem do espaço para progredir; sabei vossos deveres e colocai todo vosso amor em aproximar essa alma de Deus: é a missão que vos está confiada" ... - "Vossos cuidados, a educação que lhe derdes, ajudarão seu aperfeiçoamento e seu bem-estar futuro".

Os pais devem firmar um incessante combate às ervas daninhas das imperfeições, plantando as boas sementes das virtudes no coração dos filhos, para que elas germinem hoje ou no futuro, abrindo a esses espíritos a porta da renovação e do aperfeiçoamento espiritual. Missão essa da qual não podem fugir ou se furtar às conseqüências de sua negligência, como também receberão os frutos abençoados quando do seu bom cumprimento.

Sobre a cura de todos os males morais do homem, que se fará somente pela educação, esclarece Kardec: "A cura poderá ser demorada, porque as causas são numerosas, mas não é impossível. A isso não chegará de resto, senão tomando o mal em sua raiz, quer dizer, pela educação."

As escolas do mundo nos enriquecem o cérebro com uma gama imensa de conhecimentos, informações, cultura. Mas somente no lar, no seio da família, é que o espírito encontrará a proteção e o ambiente propício à sua preparação no íntimo de seus sentimentos, idéias, emoções para as lutas do mundo. E somente pais e mães conscientes de suas responsabilidades é que conseguem fazer do ambiente doméstico essa escola de moralização das almas.

Com a implantação da Doutrina Espírita na Terra, inaugurou-se uma Nova Era para a Humanidade e abriu-se para o planeta a porta da renovação, que se processará através da consciência do trabalho de EDUCAÇÃO das almas. Educação do cérebro, sim e sempre, mas sobretudo educação do coração e do caráter.

0 comentários:

Postar um comentário